Fórum 21 – Ata de 28 de outubro de 2015

Postado por Fórum 21 em 02/nov/2015

No dia 28 de outubro foi realizada reunião do Fórum21 – Capítulo Brasília, no auditório do SINDSEP no Ed. seguradoras, 17o. andar, às 19h.

A reunião cumpriu o papel de ampliar o conhecimento sobre o Fórum21 e trouxe contribuições para a pauta do capítulo Brasília.

 

Conjuntura Política:

Houve consenso que a versão dos fatos sobre a conjuntura política do Brasil continuará sendo hegemonizada pela grande mídia. Propõe-se construir pauta na imprensa internacional  denunciando o golpe e a ameaça à democracia brasileira que está sendo urdida pela oposição.

O que pode coesionar o povo contra o processo golpista são campanhas de rua para esclarecimento à população sobre os interesses que movem a oposição e sobre a legitimidade do atual presidente da câmara para conduzir o processo.

Debate e reflexões sobre propostas para superar a crise devem partir dos acúmulos do documento “Por um Brasil justo e democrático”. Esse debate deve ser popularizado como forma de enriquecer o documento e subsidiar a militância para o debate sobre o desenvolvimento.

Deve-se alcançar uma ampla parcela da sociedade local com temas mobilizadores como a o debate sobre a dívida pública, justiça ambiental, entre outros, que contribuam para uma reflexão política sobre o momento atual e sobre o futuro do Brasil.

Um dos principais objetivos do Fórum é promover o diálogo e a  articulação para a troca de idéias daqueles que defendem a justiça social e a soberania popular. O Fórum apoia todas as demais iniciativas da esquerda brasileira que neste momento buscam retomar o debate ideológico sobre o fururo da sociedade como a Frente Brasil Popular que será lançada no próximo dia 5 de novembro (quinta-feira), em Brasília.

O Fórum assumiu o compromisso de estar presente no evento e buscar articular uma pauta conjunta para o debate sobre o alternativas ao ajuste fiscal e sobre a interpretação hegemônica sobre a crise econômica e política.

Com esse objetivo o Fórum 21, Capítulo Brasília, vai realizar um seminário, no dia 28/11/2015, para aprofundar o debate sobre a crise a partir de uma perspectiva questionadora, orientada para estimular a compreensão sobre os seus fundamentos (Que crise é essa?) e dimensões: econômica, política e cultural e o que ela traz de lições importantes para um projeto de futuro.

 

Presenças:

Executiva Fórum21:

Esther Bemerguy de Albuquerque

Ilge Iglesias

 

Participantes:

Daniel Seidel

Edilberto Campos

Miriam Vaz Parente

Marco Aurélio Lessa Villela

Reginaldo Dia

João Luiz Batista

Consuelo Jonas

José Francisco dos Santos

Jaime Gomes Cardoso

Pedro Pontual

Maria Cecília Figueiredo de Mello

Mayra Juruá

Paulo Kliass

Categorias: Documentos

Galeria de Imagens

Contato

Telefone São Paulo:
11 3371-6380, 11 3371-6381

E-Mail São Paulo: forum21.org.br@gmail.com

E-Mail Porto Alegre: forum21.poa.org.br@gmail.com

E-Mail Brasília: forum21.bsb.org.br@gmail.com